quinta-feira, 20 de maio de 2010

A febre dos espartilhos ou corset

Desde que foram abolidos no início do século XX, os espartilhos, corset em francês, viraram febre entre as mulheres. Eles estão de volta e com a mania vintage, retornam como tendência de moda e vieram para entrar de vez no guarda roupa feminino. A peça que foi símbolo de opressão não tem mais só a missão de modelar as curvas femininas mas se torna um adereço para ficar à mostra e mostrar sensualidade.Esta moda conquistou muitas mulheres famosas que aderiram a este símbolo do fetiche e influenciaram o seu retorno. Apareceram usando Madonna (que apareceu nos anos 90), Beyoncé, Ivete Sangalo, Fernanda Young, Gisele Bundchen e Xuxa. E principalmente a performer Dita Von Teese, presente nos desfiles de moda mais exclusivos do mundo e célebre por seu visual insinuante inspirado nos anos 40, sempre utiliza o espartilho em suas apresentações.
E as atrizes Nicole Kidman, Penélope Cruz, Kate Hudson e Fergie, estrelas que aderiram a este símbolo devido as filmagens de "Nine", também contribuiram para a sua popularização.Hoje encontramos estilistas exclusivas desta moda, como a marca Madame Sher, especializada na confecção de espartilhos, com vários modelos deles feitos pela estilista Leandra Rios dona da marca, usados pela Ivete Sangalo e Fernanda Young. Já apareceram e várias edições das revistas Vogue e Estilo.Também é procurado por muitas mulheres que querem reduzir medidas, que chegam a perder de 6 a 10 centímetros de cintura ao usar o corset num período mínimo de 8 horas diárias, durante 4 a 6 meses! Fazendo com que as costelas sejam comprimidas para poder afinar a cintura.
O Espartilho ou Corset surgiu por volta do século XVI, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura, tendo início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana, que era sinônimo de elegância usado pelas mulheres da corte com vestidos modelados por espartilhos apertados. A peça foi usada até o início do séc. XX, final da era da Belle époque que utilizava silhueta esculpidas em forma de S. Coco Chanel, considerava a peça "desnecessária" e aconselhava as mulheres a "se libertarem desse artifício". Até que o estilista francês Paul Poiret libertou as mulheres revolucionando a moda trazendo os vestidos retos dos anos 20 e também com a chegada do sutiã feito de algodão, as mulheres acabaram esquecendo os espartilhos... até voltarem nos dias de hoje!

2 comentários:

  1. Espartilho mais lindo...
    Tô "invejando". Beijão

    ResponderExcluir
  2. nossa depois disso vou comprar um para mim
    muito bom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Bjs
Moda Hits

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...